Conversas antes da COP 30 📚
Festival gratuito e on-line: poesia, cinema brasileiro, filosofia e ecologia. O que ler antes da COP?
Olá,
Talvez você saiba, mas as relações entre ecologia e literatura são meus temas de pesquisa nos últimos sete anos.
Não falo tanto disso aqui na Anacronista, justamente por pensar nesse espaço como algo mais livre, desestruturado.
Mas, de vez em quando, o tema vaza. Não tem jeito. Já dediquei edições para resenhar o clássico Primavera silenciosa, da Rachel Carson ou trazer a transcrição de um discurso forte da historiadora Nikelen Witter, às vésperas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em 2024: “Temos que começar a dizer: todos nós somos ambientalistas“ (também publiquei a edição “A linha e o centro de Porto Alegre: três viagens”).
Hoje é o caso clássico de um vazamento ecológico, pois a COP 30 vem aí!
Não poderia deixar de te convidar para um evento lindo, gratuito, on-line, planejado por tanta gente querida. Separei ainda minhas últimas publicações, vai que interessa, tem um pouco de tudo.
Venha no sábado, vai ser uma delícia!
Com esperança, horror e deslumbramento,
Ana Rüsche
Conversas antes da COP 30
Sétima edição do festival Filamentos
Sábado, 8 de novembro de 2025, das 10h às 13h em Brasília, on-line
Curadoria: Ana Rüsche | Realização: editora Bandeirola
10h | Abertura: Ana Rüsche e Sandra Abrano
O poder da poesia diante da crise climática. Mariana Correia Santos apresenta poemas que dialogam com as pautas do clima e costuram, por meio de diferentes artifícios artísticos, denúncias e sensibilidades.
10h30 | Clima em Cena: A emergência climática em filmes de ficção brasileiros. Gisele Mirabai apresenta a pesquisa inédita no Brasil sobre a frequência de narrativas climáticas e ambientais em filmes de ficção nacionais, realizada no contexto da COP 30. A pesquisa foi inspirada no Teste de Bechdel-Wallace e feita com a ferramenta Climate Reality Check, desenvolvida pela ONG norte-americana Good Energy.
11h | Mercadores da dúvida: a crítica política sobre estratégias de desinformação. Apresentação de Mercadores da dúvida, livro de Naomi Oreskes e Erik M. Conway. Com Eduardo Socha, editora Quina, e Pedro Bravo, UFABC
12h15 | A ecologia em rede: a construção coletiva. A mesa redonda com André Araujo e Fernando Silva e Silva discutirá estratégias e casos que viabilizaram o debate e a construção de saberes coletivos, a exemplo da APPH — Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades, e do próprio Filamentos.
A gravação das mesas do Festival ficará disponível a apoiadores do Filamentos.
📚 O que ler antes da COP?
Literalmente publiquei um livro com todas as minhas recomendações de leitura!
Se você não sabe por onde começar, a editora Bandeirola lançou Filamentos: Leituras ecológicas comentadas, um guia de leitura com as principais indicações de livros publicados no Brasil. São obras de ficção, não ficção, acompanhadas de um comentário, um pouco de tudo para você encontrar o teu próximo livro!
No site da editora é possível ler um trecho.
📚 Quimeras do agora: Literatura, ecologia e imaginação política no Antropoceno
Transformei minha pesquisa de pós-doutorado, o que incluiu um curso de pós-graduação (ambos foram na FFLCH-USP, na área de Teoria Literária), em um livro voltado a pessoas curiosas.
Parto da Literatura para discutir temas centrais: a nomeação do Antropoceno; o negacionismo dos conservadores e a apatia dos progressistas; a proibição de pensamentos utópicos e as lições das distopias; a criação de termos, como “ecocídio”, o pesadelo colonial e a esperança crítica.
Passo por diferentes obras, da Utopia, de Thomas More, ao “Vou-me embora pra Pasárgada”, de Manuel Bandeira. Vai de Mary Shelley a Octavia Butler; de Ursula Le Guin a Ignácio de Loyola Brandão. Nas questões teóricas, também movimento muita gente de áreas diferentes, como Carolyn Merchant, Donna Haraway, Bruno Latour, Hanna Limulja, Fredric Jameson, James Lovelock, Naomi Klein, Malcom Ferdinand, Nêgo Bispo, Shoshana Zuboff, entre outros pensadores.
Enfim, ficaria muito feliz se você desse uma chance ao livro!
Para conhecer, há um trecho no site da editora Bandeirola.
🤓 Publicações acadêmicas
Já que estamos nessa toada, aqui vão três publicações acadêmicas
“Inheriting Apocalypses: Representations of the Anthropocene in Contemporary Brazilian Literature”, em coautoria com George Amaral, para a revista Apocalyptica, da Universidade de Heidelberg, v. 3, n. 1, p. 152-171, 2024, https://doi.org/10.17885/heiup.apoc.2024.1.25150
“A Ficção Científica, a urgência climática e a importância de diálogo entre os saberes: Entrevista com a escritora e pesquisadora Ana Rüsche”, de Bruno Anselmi Matangrano, para a revista Literartes, da USP, vol. 1, nº 18, p. 16-35, 2023, https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2023.219254.
Dossiê “Tendências da ecoficção e da ecocrítica na contemporaneidade”, com organização de André Araújo, Elizabeth Ginway e minha. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 52, 2025, https://DOI:10.12957/seminal.2025.94538
Sobre esta edição
Para produzir essa edição foram necessários mais de sete anos de leituras e pesquisas, além de muitos anos de encontros do Filamentos, uma atividade on-line que mantenho desde 2022 com a editora Bandeirola, pela qual já passaram mais de cem pessoas.
O desenho não foi feito por mim (por isso está bonito): são três ilustrações botânicas feitas por Tom Chalky, usei na imagem do evento com o Canva.
Gostaria de agradecer a todas as pessoas que estão no Filamentos e que apoiam financeiramente esta newsletter! A força essencial da comunidade.
🌿 Conheça o Filamentos
Se você gosta do tema, participe! Organizamos leituras mensais, sempre on-line. Quem participa recebe uma newsletter específica e o roteiro da discussão, além de participar do grupo de WhatsApp: https://www.catarse.me/filamentos2025
Agradeço a leitura!
Obrigada por estar aqui, dividindo seu tempo comigo no planeta!
Se gostou do convite:
🧡 Venha! Vai ser uma delícia.
🧡 Por favor, reenvie para alguém que possa gostar.
Telegram: t.me/criatividade
Instagram: @anarusche






O festival vai ser demais, mal vejo a hora!
Que legal saber do evento! Mesmo depois de ocorrido haha espero que tenha sido um sucesso.