32 Comentários

Que tema maravilhoso, Ana! Eu acho que demoro mais pra escolher qual livro levar do que realmente lendo na viagem.

Li esses tempos o "Encaixotando minha biblioteca", do Alberto Manguel, que tem uns pensamentos ótimos.

E o Manguel também conta uma história que acho deliciosa: diz que no século X, um certo vizir da Pérsia carregava a biblioteca para onde ele fosse, em camelos treinados para andar em ordem alfabética.

Expand full comment

Estou rindo, não li esse livro do Manguel.

E sim, eu acho que gasto muito tempo escolhendo também, ehehe.

Expand full comment

Nossa, nunca imaginei que você lia no celular. Achei você muito xóvem agora (mesmo aumentando a letra). Eu comprei uma luminária portátil, mas ainda não usei. Tinha me achado muito visionária até descobrir que isso foi sugerido pela IA 😬

Expand full comment

Estou rindo com o comentário. Olha, leio no celular pq é o mais fácil de carregar, inclusive pela casa. O Kindle dá muito erro, demora para carregar livro (já tive mais de dois). Paradoxalmente isso diminui meu tempo de tela em rede social :)

Depois conta se a luminária funciona!

Expand full comment

Tô me achando burro por não ter baixado o kindle no celular, vai me poupar muito espaço e a tristeza de ter que escolher só um livro pra levar comigo haha ótimas dicas!

Expand full comment

Faz isso! Muito bom nuns momentos da vida. Principalmente naqueles em que queremos só ler algo e ficamos scrollando eternamente as redes. Bom te ler!

Expand full comment

Eu levo livros pra viagens, alguns pra quase todas as viagens. Este ano levei bell hooks pra todo lado. Levo uns cinco físicos e outros trilhões no app

Ano passado, levei Itamar, ou melhor/pior, seu Torto Arado para as férias de praia. O quarto da hospedaria inundou por acidente com a caixa dagua da casa, e o livro ficou para sempre "inginhado". Mas legível, ufffa.

Eu recomendo uma poesia, levei na última viagem a mágica Ana Martins Marques, não um mas dois. E uma ficção, Tiago me emprestou Jeminson x3 e carreguei comigo

Expand full comment

Ah, eu sou assim também! E que sorte que o livro ainda terminou legível, acontece mesmo. Afinal, viagens são cheias de risco. Bom te ler e sigamos carregando esse peso amigo, rs.

Expand full comment

Esta edição da Anacronista! 💌🧳

Também tenho experiência em viajar com livros: todo ano trago um monte do Brasil dentro da mala, principalmente aqueles que não existem em e-book e os que ganhei de presente. Envolve todo um planejamento para comprar antes de viajar e separar espaço na mala. Para proteger, costumo envolver em peças de roupa ou deixar dentro da embalagem em que vieram, quando é daquelas de papelão.

Fiquei curiosíssima para a série sobre escrever com AI. Meu problema com AI é o impacto ambiental. Li outro dia que duas consultas ao Chat GPT por dia são, ao longo de um ano, equivalentes a um voo intercontinental. Como já tenho pelo menos um desses na conta por ano, sinto que não tenho "orçamento de carbono" pra Chat GPT. Como faz?

PS: Eu grifo livros 😱, mas só de não-ficção (o sacrilégio é menor nesse caso?)

Expand full comment

No teu caso, nem imagino, pois é muita coisa para levar, tem que se planejar mesmo.

Quero começar a série sobre AI comentando sobre a questão ambiental. Acho bom que muita gente esteja batendo nisso, antes não se mencionava tanto quando surgiam novas tecnologias.

E não sei se a polícia dos livros não vai vir atrás de você, hein?

Grife bem baixinho ;)

Expand full comment

Levo sempre e sempre trago mais.

Expand full comment

A depender da viagem é uma regra. Bem lembrado, Angelica!

Expand full comment

Adoro levar livros pra passear, sempre foram meus melhores amigos, merecem tbm um descanso da prateleira :)

Expand full comment

Sim, vamos deixar os livros tomarem um ar e bater perna, rsrs. Bom te ler!

Expand full comment

Queria dizer que achei a coisa mais linda essa frase de nos cercarmos de desejos... uau.

Dito isso, eu nunca fui muito adepta do kindle. Tenho há anos, antes da pandemia, mas usei muito pouco. Esse ano fiz minha primeira grande viagem internacional e já tenho outra no gatilho para 2025, e amei a facilidade de ter livros de viagem (catataus por excelência) num troço tão compacto. Virei adepta (aí da numa proporção menor que o físico - afinal, minha biblioteca ainda precisa ser justificada).

Fiz também meu primeiro diário de viagem e amei a experiência!

Depois dessa primeira grande viagem, fui em busca de livros sobre o tema e li pérolas que recomendo: a arte de viajar, de Alain de Botton, é o Grande destaque (e das sugestões desse livro li outro incrível que é o viagem ao redor do meu quarto).

E já estou com o seu Ferozes Melancolias! Ele deve viajar comigo no ano novo!

Finalmente baixei o app do substack, era o que estava faltando para eu responder aos textos! Obrigada pela escrita sempre, Ana!

Expand full comment

Carol, você é das pessoas que mais leitoras que conheço, adoro tuas dicas e já baixei a amostra do "A arte de viajar". Leitor de ebook é menos bonito que livro impresso e, quando enxergava melhor, nunca trocava. Adoto mesmo pela praticidade. Bom te ler!

Expand full comment

"livro pode nos trazer uma sensação de refúgio"

é uma maravilha poder carregar conforto na mala mesmo ❤️ adorei a listinha e sorte de quem entrar nas turmas de escrita!

Expand full comment

Gracias! É assim, precisamos levar nossos esconderijos conosco :)

Obrigada por todas as edições lindas.

Expand full comment

Amei a lista, Ana! Deu vontade de viajar e de ler, tudo ao mesmo tempo ❤️

Expand full comment

Ler e viajar é nosso sonho de princesa sempre <3

Obrigada pelo comentário

Expand full comment

Há semanas que discuto comigo mesmo se levo ou não Solenoide, catatau do Cartarescu, para a viagem de final de ano. No mais, sempre bom contar com e-books e com os livros que fatalmente encontraremos e compraremos durante qualquer viagem.

Expand full comment

Ah, eu sei qual é! Espero que a edição tenha te inspirado negativamente, rs.

E adoro o teu "A biblioteca no fim do túnel", ótimo livro sobre livros <3

Expand full comment

Pior que um outro tijolo já pulou na mala junto hahahaha

E fico feliz em saber que curtiu A Biblioteca, Ana.

Boas festas por aí!

Expand full comment

Também poder escolher sem sabedoria e com paixão é fundamental!Hahaha... E quem é que não tem um Teoria do drama moderno que carrega consigo e nunca leu? Eu tenho.

ps1: queria só ver a IA lendo com uma luminária portátil...rs

ps2: acabei de ler A telepatia são os outros e sobrou vontade de fazer as malas pra ir conhecer o refúgio da Maria no Chile <3

Expand full comment

Ah, Marília, que comentário ótimo, dei risada aqui. Pois, o robozinho quer não só ler, mas ainda de luminária, ahaha. E que legal vc ter lido o “Telepatia”, obrigada pelo voto de confiança 🧡

Expand full comment

Por aqui depende da viagem: nas internacionais, acabo deixando para comprar o livro no destino ou em aeroportos. Nas nacionais, sempre carrego um livro ou mais livros comigo:)

Sobre a luminária: compramos uma quando morávamos no motorhome. Ela foi muito útil, mas realmente em casa ou fora dela, não está tendo muita utilidade 🤷🏼‍♀️

Gostei dessa edição, Ana e estou empolgada para a nova série!

Expand full comment

Comprar livros no destino é muito bom, pois enchem a viagem de significado.

Adorei que você e mais uma pessoa já teve essa luminária. Um dia posso tentar.

Também estou animada com a nova série :)

Expand full comment

eu sempre carrego nas viagens pelo menos um livro e um caderno. e livrarias - mesmo que do aeroporto - são sempre paradas obrigatórias.

Expand full comment

Eu faço igualzinho. E curto muito livrarias de aeroporto, apesar da fama. Se reparar bem, também nos guardam surpresas. Obrigada pela leitura, Pedro! ☺️

Expand full comment

Obrigada, Daniela, por comentar da luminária portátil! No início, tive até que olhar no Google para entender do que se tratava.

E sim, muito bom descobrir nosso próximo livro no destino!

Vou caprichar na série, já comecei a pesquisa. ☺️

Expand full comment

Oi, Ana! Bom te ver por aqui. Hoje em dia levo no máximo 3 livros para ler e 3 livros meus para presentear ou deixar em algum lugar. Sei que vou acabar trazendo pelo menos 10 livros.

Expand full comment