anacronista

anacronista

Início
Notes
Archive
About

Share this post

anacronista
anacronista
Qual dinossauro é você? O Jurássico na academia de ginástica 🦕

Qual dinossauro é você? O Jurássico na academia de ginástica 🦕

Dinos malhando. Exemplares lendários entre halteres e esteiras. De compsognato a tiranossauro, descubra qual seu dinotipo na era jurássica do fitness.

Avatar de Ana Rüsche
Avatar de Thiago Ambrósio Lage
Ana Rüsche
e
Thiago Ambrósio Lage
mai 20, 2025
41

Share this post

anacronista
anacronista
Qual dinossauro é você? O Jurássico na academia de ginástica 🦕
33
5
Compartilhar
Cross-post de anacronista
Foi uma experiência nova e incrível escrever um post a quatro mãos, seis fósseis e algumas dezenas de halteres e aparelhos com a Ana Rüsche. E nada melhor que publicar esta edição forte no dia de Marte! Pela foto no fim já deve dar pra sacar qual dino eu sou... e você, qual é? -
Thiago Ambrósio Lage

Olá,

Esta é uma edição especial da newsletter: uma colaboração entre a Anacronista com a Mercúrio em Peixes.

Depois de muitos treinos suados e áudios trocados, decidimos fazer um texto um pouco fora de nossos editoriais, afinal, imaginamos: todo mundo quer saber quais são os principais dinossauros que habitam as academias de ginástica. Um assunto em alta há, pelo menos, 200 milhões de anos.

Espero que gostem!

Saudações paleontológicas,

Ana Rüsche e Thiago Ambrósio Lage


Dinossauros na academia de ginástica

As principais espécies e seus comportamentos. Descubra a qual espécie você pertence e quais pode avistar ao treinar.

Este paleo-horóscopo fitness apresenta pouco compromisso com a ciência. Decidimos tomar dinossauritos (uma bebida energética fictícia) para ampliar nossa liberdade artística e reconstruir nossos dinos favoritos entre halteres e polias. Assim, não espere muitos dados científicos, mas queremos, pelo menos, te arrancar um risinho no final da lista. Foco, força e fósseis!

dinossauros pequenos e verdes, com vários halteres

Compsognato

Você conhece essa espécie e, o mais divertido, até pode fazer parte dela! Possuem hábitos vespertinos e, geralmente, apresentam uma compleição mais leve e menos robusta. Para descobrir se você é um compsognato, há um teste infalível: sempre andam em bandos! Se você vir vários dinos ao redor de um equipamento (inclusive interagindo mais entre si do que com o aparelho), não tenha dúvida: se trata dessa espécie animada e onipresente no Jurássico. Depois de eras de dedicação, muitos se tornam tiranossauros.

dinossauro emplumado, com um peso nas patas e uma camera de video

Arqueoptérix

Essa espécie marca época por onde passa! Lançou moda, inclusive, quando se acreditava ser a primeira ave emplumada. E mesmo com provas em contrário, a fama permanece, e para ela, a imagem é tudo. Apesar de algumas academias proibirem, essa espécie engenhosa sempre dá o seu jeitinho de montar um tripé e abrir a câmera, passando mais tempo nessa ocupação do que no treino, inspirando as próximas gerações por muitos milhões de anos. Não é à toa que cravou sua marca em fósseis muito festejados.

Tiranossauro rex

Epítome máximo dos dinossauros, sinônimo de academia de ginástica, treina pesado, come quantidades imensas de proteína. Com sua energia contagiante, chega a bufar e urrar treinando. Sempre acham os próprios braços pequenos e que deviam treinar mais, mesmo sendo formidáveis em tudo que fazem. Ao longo de milhões de anos de evolução, esse comportamento lendário fez com que desenvolvessem a capacidade de ser absolutamente uma espécie-símbolo da academia. Em alguns remanescentes, deixaram marcada a característica de pular os treinos de pernas.

um dinossauro voador, com halteres nas asas

Pterodáctilo

Uma das espécies mais lembradas por todo mundo. Quem nunca se encantou com seu garbo e vitalidade com os quais voa de aparelho em aparelho? Para identificar um pterodáctilo, basta ver se dá suas paradinhas para socializar entre uma ida ao bebedouro e outra, aproveitando para julgar, observar e vocalizar ideias, interagindo todo o tempo com outros pterodáctilos. Uma curiosidade é que são, na verdade, répteis voadores, e não dinossauros, mas nenhuma imagem da Pré-História fica completa sem eles.

um dinossauro na esteira, com suas placas de ossos ao longo da coluna

Estegossauro

Não há quem não seja apaixonado por um estegossauro. Na descrição da espécie, não são os mais ágeis, os mais flexíveis ou os mais fortes, mas estão sempre ali com sua presença ímpar. Sua força, mais do que calculável em quilos, pode ser traduzida por sua excepcional longevidade, uma espécie antiga e muito amada por seus pares. Para encontrar um estegossauro, basta também adotar hábitos matutinos e ocupar os aparelhos no meio da manhã, quando não são incomodados. São a espécie favorita de sete entre 10 crianças, de acordo com o DataDino.

um dinossauro com fones de ouvido e garrafinha, correndo

Velociraptor

Se você encontrar um desses, aproveite para fazer uma selfie para que o velociraptor saia de fundo e registre esse importante momento! Afinal, são dinos raros, que treinam de forma quase instantânea, em momentos absolutamente imprevisíveis. Se você estiver em dúvida se realmente avistou um exemplar, basta observar um hábito típico: o uso de gadgets. Velociraptores estão sempre às voltas com seus fones de ouvido, fazendo ligações, mandando mensagens em voz alta, digitando furiosamente. Entram tão rápidos como saem. Como consta em seu nome, são velozes e não possuem tempo a perder.

🦕 Uma palavrinha jurássica

Esses foram os dinos na academia de ginástica!

Esperamos que esse exercício de ficção possa aliviar seu treino, mesmo quando o comportamento de alguma espécie não seja a melhor do mundo. Vale se divertir com a diversidade da fauna e sorrir conosco. Afinal, pode ser somente um exemplar de outra espécie lutando pela vida enquanto o meteoro não vem.

No mais, não importa a qual espécie você pertença (pode ser uma que vai só aparecer no próximo período geológico), não importa quais seus hábitos, comportamentos e limitações, todos os dinos, se quiserem, podem e devem usufruir dos benefícios da prática regular de atividade física — incluindo os que não são exatamente dinossauros, como os pterossauros.

Viva a força telúrica que emana do magma de nosso planeta!

Assine a Anacronista

Assine a Mercúrio em Peixes


Dicas de leitura

📚 Pterossauros do Brasil, de Luiz E. Anelli e Julio Lacerda. Livro ilustrado e muito completo, aborda nossos tesouros pré-históricos. Uma obra para todas as idades. A Ana agradece à editora Peirópolis pelo envio desse livro tão divertido.

📚 Carga viva, romance novo da Ana Rüsche, à venda em várias livrarias e no site da editora Rocco. Um livro une duas histórias: a de um poeta com HIV à beira da morte em 1985 e a de sua leitora, uma professora grávida de um namorado violento. Do início da redemocratização, com a morte de Tancredo, à crise climática, um livro com elementos fantásticos une duas histórias esperançosas para narrar o Brasil atual.

📚 “Hexaoniroflexágono”, conto de Thiago Ambrósio Lage, publicado na Revista Suprassuma, editora Suma. A história trata dos sonhagistas — profissionais que guiam os sonhos — compostos por três equipes: Morfeu, Fântaso e Ícelo. Nestas equipes, conceitos mitológicos se entrelaçam com a produção e manipulação dos cenários de sonhos induzidos. Disponível na Amazon.


Para produzir esta edição

☕ Foram necessários 37 minutos de áudios no Telegram entre a Ana e o Thiago, além de quatro xícaras de café.

📝 Para a pesquisa de campo, foram quase 70 treinos de cada um, um diário de campo das espécies mais avistadas e uma infinidade de quilos levantados (87% da carga foi levantada pelo Thiago) e uma outra infinidade de quilômetros percorridos na esteira (68% pela Ana).


Agradecemos muito!

Se gostou da edição, por favor, repasse para pessoas legais. Aliás, se alguém precisar, estamos distribuindo o recibo em três vias, com o carimbo, “o de hoje tá pago”.

Se animar, deixe seu comentário:

🦕 Qual dino você é na academia?

🧬 Alguma espécie fabulosa nos escapou?

🧡 Deixe um comentário aleatório.


Não deixe de se inscrever!

Não vamos ficar na mão dos algoritmos, assim, se você está lendo essa edição no aplicativo do Substack, não deixe de se inscrever para receber as próximas edições.

Assine a Anacronista

Assine a Mercúrio em Peixes

41

Share this post

anacronista
anacronista
Qual dinossauro é você? O Jurássico na academia de ginástica 🦕
33
5
Compartilhar
Uma publicação convidada por
Thiago Ambrósio Lage
Thiago Ambrósio Lage é escritor (fantasia e ficção científica), podcaster (co-host do podcast Incêndio na Escrivaninha) e professor. Ele escreve quinzenalmente/sazonalmente aqui na newsletter Mercúrio em Peixes.
Inscreva-se em Thiago

Nenhuma publicação

© 2025 Ana Rüsche
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar